O 3º Sargento Jefferson Vargas Fernandes, pertencente ao 11º Batalhão de Polícia Militar de Jardim, foi homenageado na manhã desta terça-feira (20), durante a sessão ordinária no plenário da Câmara Municipal Jardinense, com a Moção de Congratulações e Aplausos, de autoria do vereador Glaucio Cabreira da Costa (PSDB), e também presidente da Casa de Leis.
O Requerimento 006/2023 foi lido e aprovado por unanimidade, ocasião em que o ato heroico do homenageado foi bastante comentado pelos parlamentares, em seus discursos.
Segundo o documento, militar aposentado, na cidade de Campo Grande, na madrugada de quinta-feira, 08 de maio, que estava em mal súbito, com as vias aéreas obstruídas pela prótese dentária móvel, no Hotel da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Segundo documentos, o 3º Sargento Fernandes, estava na capital sul-mato-grossense, participando da solenidade de formatura do CFS Turma 30, juntamente com sua família, quando na madrugada de 08 de maio, hospedado no Hotel de Trânsito da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, foi despertado por gritos e choros vindo do corredor. Saindo do apartamento para verificar o que estava acontecendo, se deparou com a senhora Letícia Maria Monteiro de Figueiredo, pedindo socorro pois seu esposo, o bombeiro militar aposentado José Francisco Sales de Figueiredo, estava passando mal no quarto.
Fernandes solicitou para que a recepcionista fizesse uma chamada de emergência junto ao Corpo de Bombeiros, e em seguida adentrou no local, onde encontrou o bombeiro aposentado caído ao chão, inconsciente e sem sinais respiratórios. Iniciou então as manobras de primeiros socorros, retirando a prótese dentária, e mesmo assim, a vítima não respondia aos estímulos, foi então preciso usar o método de reanimação cardiopulmonar, que também não teve nenhum sucesso. O policial militar então aplicou a técnica de respiração boca-a-boca, pois não tinha como precisar quanto tempo a vítima já estava sem oxigênio, sendo que este procedimento permite fornecer à pessoa inconsciente oxigênio para retomar o quadro normal de respiração. Após alguns minutos de intervenção, manobra de RCP juntamente com a respiração boca-a-boca, a vítima começou a recuperar a respiração e ter sinais vitais.
Segundo os médicos que atenderam a vítima no hospital, o resgate bem-sucedido do bombeiro aposentado se deu pela ação eficaz, vigorosa e imediata do Sargento Fernandes, sendo uma atitude significativa que pode inspirar a muitos para salvar, proteger e servir as pessoas.
Fazendo uso da palavra, o presidente Glaucio Cabreira destacou a ação do policial militar, afirmando que, atos como esse devem ser tomadas com muita sabedoria e coragem, especialmente quando envolve a vida do próximo. “Ao 3º Sargento Jefferson Fernandes, fica aqui os nossos cumprimentos pela coragem e sabedoria em um momento como esse, salvando a vida deste senhor e o devolvendo ao seio da família. Parabéns pela atitude e continue sempre fazendo a diferença nessa conceituada corporação militar”, finalizou.
Autor: Paulo Abílio/Ascom
Todos os direitos reservados para: Digitar Informática