Mulheres de diferentes segmentos lotaram o plenário da Casa de Leis de Jardim na última noite de segunda-feira (17).
De forma leve e objetiva, a Juíza falou sobre a importância da representatividade e de fato ter diferenças. As quatro vereadoras do legislativo estiveram presentes: Presidente Tereza Moreira (PSDB), Andrea Insfran (Republicanos), Marilza Bambil (PP) e Rosi Maciel (PP).
A presidente Tereza deu alguns exemplos particulares que viveu dentro da política antes de conquistar o êxito de ter asido eleita. “Eu mesma já fui desacreditada e o partido que fiz parte não investiu em mim. Alcancei mais de 450 votos e faltou apenas 53 para alcançaram a vaga. Eu vivi na pele”, exemplificou a presidente da Câmara.
A vereadora Andrea Insfran (Republicanos) também trouxe exemplo de mulheres parlamentares que sofreram ataques nas redes sociais e contou sobre a preocupação que já viveu por ver outras parlamentares terem passado por ataques contra suas campanhas feitos pela inteligência artificial.
A Juíza trouxe o exemplo da Casa de Leis de Jardim e mostrou que estacionou o processo de trazer mais mulheres na política porque em 2020 e 2024 o legislativo obteve o mesmo número de mulheres vereadoras.
A Juíza trouxe a distância dos anos da primeira mulher presidente da Câmara, Elidia Escobar para a próxima presidente Claúdia Vanessa de Souza Barbosa em 2013, espaço de tempo separado por mais de 10 anos e isto segundo a magistrada mostra claramente uma lacuna das mulheres na política.
Em comparação com outras épocas as mulheres estão conquistando sim o seu espaço na política, mas ainda engatinham e podem ir muito mais longe.
A Juíza deu dicas de como as mulheres devem olhar o cenário sobre violência da mulher na política de forma prática. "O ponto número um é não tomar a sua realidade como parâmetro, mas tome consciência de gênero mesmo não tendo em sua casa".
O prefeito esteve presente, acompanhando sua esposa a primeira dama, Raquel Stragliotto. "18% no Brasil mulheres ocupam cargo na Câmara e Jardim se destaca com 40% de mulheres na Casa de Leis. Mais uma vez agradecemos por ter esta palestra importante" declarou o prefeito Guga.
A primeira dama Raquel Stragliotto falou do desafio e que este é um assunto defendido por ela por reconhecer a necessidade deste avanço.
Autor:
Todos os direitos reservados para: Digit@r Informática