A reunião da Câmara Municipal de Jardim, realizada nesta segunda-feira (10), foi marcada pela apresentação de propostas que refletem o compromisso dos parlamentares com o fortalecimento da identidade local, o apoio às famílias em vulnerabilidade e o desenvolvimento estrutural e econômico do município.
Destacando a valorização da história e melhorias no Boqueirão a presidente vereadora Tereza Moreira ( PSDB), apresentou indicação solicitando que a data de criação do Distrito do Boqueirão seja incluída no calendário oficial do município, celebrando seus 62 anos de fundação em 14 de dezembro.
Tereza sugeriu que as secretarias municipais, em parceria com o CRAS, Casa da Mulher, Conselho Tutelar, Defensoria Pública e Secretaria de Esportes, promovam um evento comemorativo com atividades culturais, recreativas e esportivas, encerrando com um show em homenagem à comunidade.
Em outra proposição, a vereadora solicitou a substituição completa da iluminação pública nos distritos do Boqueirão e Boqueirão Velho, além da revitalização da via que passa pela Escola Municipal Estácio Cunha Martins, reforçando a importância da segurança e bem-estar dos moradores.
A vereadora republicana, Andrea Insfran apresentou a moção de pesar pelo falecimento da Sra. Cirlei Barbosa, reconhecendo sua dedicação à educação e o legado de amor, exemplo e compromisso deixado à comunidade jardinense. A vereadora expressou condolências e pediu a Deus que conforte os familiares neste momento de dor.
O primeiro secretário e vereador Jaime Echeverria (PL),propôs ao Executivo o estudo para criação de lei que isente do IPTU mães e pais solos responsáveis por filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O benefício contemplaria famílias com renda de até um salário mínimo, proprietárias de um único imóvel de até 70m², em situação regular com o município.
Jaime ressaltou que a iniciativa é um ato de justiça social, reconhecendo o esforço das famílias atípicas e oferecendo alívio financeiro diante das despesas com terapias, transporte e cuidados especializados.
O vice-presidente e Vereador Sargento Jota Pereira (União) abordou no plenário o tema da Regulamentação do uso de bicicletas elétricas. O vereador solicitou que o prefeito agende uma reunião com o Detran, Polícia Militar e autoridades estaduais para discutir a Resolução nº 996/23 do Contran, que trata do uso de bicicletas elétricas com pedal assistido. Destacou que é necessário esclarecer as normas de circulação à população, visto que Jardim e Guia Lopes da Laguna possuem um grande número desses veículos.
Em sua fala o líder do prefeito Guga na Casa de Leis, o vereador Dr. Erney Barbosa (PT) apresentou duas indicações voltadas ao cuidado e à geração de oportunidades. A primeira propõe que moradores que viajam a Campo Grande para consultas ou exames possam utilizar refeições e banho na Pensão da Boneca, como gesto de acolhimento e respeito à dignidade humana.
Na segunda, o vereador sugeriu a criação de um Polo Empresarial em área de 34 hectares na saída para Bela Vista, com o objetivo de atrair indústrias, gerar empregos e fortalecer a economia municipal.
O Vereador Dr. Diego Olídio (PP) solicitou o patrolamento e cascalhamento da Rua Amazonas, na Vila Angélica I, que vem sofrendo com as chuvas e a falta de pavimentação. Em outra indicação, pediu a limpeza da Rua Paraíba, especialmente em seu trecho final, onde o acúmulo de mato e lixo tem comprometido a circulação e a segurança dos pedestres.
E sobre a Saúde o vereador Rudimar Cabeleireiro (PSDB) requereu a convocação da enfermeira Janaína Willemann, chefe do Núcleo Regional de Saúde, para ministrar uma palestra sobre o tema “O diabetes na vida das pessoas”, durante a sessão do dia 17 de novembro. A iniciativa integra as ações do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, e busca promover conscientização, prevenção e diagnóstico precoce entre os munícipes.
A convite do vereador Dr Erney o Dr Victor Hugo Mota Junior usou o plenário para esclarecer como funciona os pedidos para a vaga zero no hospital Marechal Rondon. O tema esclareceu aos presentes como funciona e destacou alguns critérios necessários.Ao fim da explanação alguns vereadores agradeceram e falaram sobre o importante tema.
A sessão ordinária de 10 de novembro reafirmou o comprometimento da Câmara Municipal de Jardim com a escuta da população e a construção de políticas públicas que unem respeito à história, sensibilidade social e incentivo ao desenvolvimento local.
Autor: