O presidente da Câmara Municipal de Jardim, Glaucio Cabreira (PSDB), juntamente com as vereadoras Tereza Moreira (DEM) e Andrea Insfran (MDB), estiveram na manhã desta segunda-feira (22), no Assentamento Recanto do Rio Miranda, sendo recebidos por alguns moradores que aguardavam a visita dos parlamentares, além dos profissionais de saúde rural, a médica Grasielly Andreata, a enfermeira Regiane Cacho, a técnica em enfermagem Lacy Garcia, e o agente comunitário de saúde, Vander Gonçalves.
Segundo Tereza Moreira, bastante conhecida por defender a classe rural em sua campanha política, essa agenda já havia sido solicitada pela comunidade há algumas semanas, que preocupados com algumas mudanças no local de atendimento médico, procuraram os vereadores citados para que algo fosse concretizado, fazendo com que o ESF Rural 05 – Recanto do Rio Miranda, continuasse como espaço de saúde, bem como com suas salas cedidas para a secretaria municipal de Educação, em período de aulas presenciais.
“Fomos procuradas pelos moradores desse assentamento, que estavam bastante nervosos, não queriam que o “postinho rural” fechasse suas portas para atendimento médico. Segundo eles, recebemos a notícia que hoje seria o último dia das consultas no espaço, mudando assim para o Posto de Atendimento no Distrito do Boqueirão, onde um ônibus levaria os usuários uma vez por semana. Isso não é justo, até mesmo porque temos pessoas idosas, gestantes, mães com crianças pequenas tendo que levantar muito cedo e garantir uma vaga para atendimento”, destacou a vereadora.
Tereza Moreira ressaltou que ouviu dos moradores daquela localidade, que a Secretaria de Educação solicitou as salas para início das aulas presenciais, porém com o decreto estadual, isso não iria acontecer tão recentemente. “Estive conversando com as secretárias de Educação, Juçara de Oliveira, e de Saúde, Janaína Willeman, assim como com a prefeita e o vice, Clediane Matzenbacher e Geraldo Alencar, para que pudéssemos chegar a um acordo, especialmente porque é um pedido daquela comunidade, de que os atendimentos continuem no postinho rural, facilitando a vida de todos os moradores”, explicou a parlamentar.
Fazendo uso da palavra aos que se faziam presente naquele momento, o vereador Glaucio Cabreira, assim como a vereadora Andrea Insfran, lembraram que a voz dos moradores tem uma grande força, principalmente quando é para contribuir com o bem-estar de todos. “Fomos solicitados para estar com vocês, e isso nos deixa feliz, porque fomos eleitos para representá-los e colaborar com o que é melhor para todos. Como parlamentares, também concordamos que os atendimentos médicos continuem acontecendo no referido postinho, até mesmo porque estamos em um período sem aulas presenciais”, enfatizaram os parlamentares, colocando a Casa de Leis a disposição das famílias assentadas.
Antes do horário marcado pelos moradores, que foi 08h30min da manhã, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no local e confirmou que os atendimentos médicos continuariam no ESF 5 Rural.
“Ficamos bastante surpresos e contentes com tal noticia, pensando principalmente em um grupo de pessoas que não consegue se deslocar de um lado para outro, até mesmo por problemas de saúde, mesmo que isso aconteça uma vez por semana”, justificou Tereza Moreira, completando que, “durante a campanha política, juntamente com a nossa prefeita Clediane, deixamos bem claro que queremos o melhor para os assentamentos, além de andar alinhados, em favor da população jardinense, seja na área rural ou urbana. Queremos somar para uma qualidade de vida e saúde à todos”, finalizou a vereadora.