VERª. ANDREA INSFRAN – MDB
Durante sessão ordinária desta terça-feira (16), a vereadora Andrea Insfran (MDB) solicitou à Prefeita Municipal Dra. Clediane Areco Matzenbacher, que determine ao setor competente da municipalidade, a realização de reparo nas ferragens que estão expostas em frente ao Hospital Marechal Rondon, próximo ao murinho da entrada, tendo em vista que uma pessoa idosa já sofreu uma queda por conta destes ferros expostos.
A vereadora ainda solicitou à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Areco Matzenbacher, que, em conformidade ao ofício nº. 059/2023 (referente à reforma do Ginásio de Esportes), seja enviado o relatório do levantamento e detalhamento da possível reforma do Ginásio de esportes do nosso Município (Ginásio de Esportes Ticão).
Andrea Insfran também solicitou à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Areco Matzenbacher, um relatório com as datas e número das quantidades dos atendimentos realizados pelo castra móvel de Jardim/MS, juntamente ao departamento de Vigilância Sanitária.
VER. HANS MULLHER RIOS DE LIMA – PSD
Durante sessão ordinária desta terça-feira (16), o vereador Professor Hans Muller (PSD), solicitou à Prefeita Municipal, Dra. Clediane Aréco Matzenbacher e ao Secretário de Obras Eduardo Nardon, que seja incluído no calendário de obras do município o seguinte serviço: substituição de algumas lâmpadas queimadas da Cohab Paraíso da Vila Brasil.
O vereador também apresentou Moção de Congratulações e Aplausos dirigida aos Policiais Militares Terceiro Sargento Carlos Henrique Vaz Duarte e Soldado Mateus Henrique Fernandes Oviedo, pelo reconhecimento ao salvar um rapaz que tentava cometer suicídio. O ato ocorreu em 27 de abril deste ano, onde os policiais supracitados foram acionados para atender uma ocorrência em que um rapaz havia se jogado no Rio Paraguai. Ao chegarem no local, Carlos Henrique e Mateus Henrique, heroicamente, adentraram no rio, obtendo êxito ao tirar a vítima com vida, salvando o mesmo. O fato ocorreu no município de Porto Murtinho, sendo que o policial Mateus Henrique Fernandes Oviedo reside em nosso município e o policial Carlos Henrique é do Estado de Cuiabá e reside em Porto Murtinho. “Aos Policiais Militares Carlos Henrique Vaz Duarte e Mateus Henrique Fernandes Oviedo, nossas sinceras congratulações pelo ato heroico realizado em detrimento da honrosa profissão e coragem empenhada neste bravo ato”, justificou.
VERª. JAKELINE DOMINGUES AYALA – PSD
Durante sessão ordinária desta terça-feira (16), a vereadora Jakeline Ayala (PSD) solicitou envio de expediente ao presidente do Hospital Marechal Rondon para que indique uma pessoa habilitada para tratar juntamente com esta vereadora sobre os protocolos referente ao direito da mulher gestante ter um acompanhante no parto, como também os tramites para a realização de laqueaduras para as mulheres que necessitam dessa cirurgia, mais ainda, informações sobre como funciona o procedimento para a solicitação de Cesarianas. “Toda gestante tem o direito ao acesso a atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério. A informação é o que garantirá a busca por direitos muitas vezes desconhecidos, com o intuito de informa-las solicito a aprovação por este plenário”, justificou.
A vereadora ainda solicitou à Prefeita Municipal Clediane Matzenbacher, para que a mesma entre em entendimento com o Exército, e volte a atender as famílias beneficiarias do projeto Lote Urbanizado com pipas de água para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais que estão executando a obra, visto que este projeto tem prazo pré-determinado para a sua conclusão. “Solicito ainda, que seja considerada a possibilidade de contratar um vigia para que iniba a ação de vândalos que estão furtando materiais de construção do loteamento”, disse.
“Este projeto traz como critério que as famílias tem 24 meses para a conclusão de sua casa para, assim, ter o direito de ganhar a base de 42.56 m² de área construída, constituída de fundação, instalação hidráulicas e sanitárias enterradas, contrapiso e a primeira fiada em alvenaria. Subentende-se que se ultrapassar o prazo de 24 meses essas pessoas contempladas podem perder esse direito, no entanto para o bom desenvolvimento desse trabalho se faz necessário o auxílio do poder público”, disse a parlamentar.
Jakeline Ayala também solicitou ao executivo municipal que estude a possibilidade de contratar um ginecologista e montar um ambulatório ginecológico para atender às demandas da saúde da mulher.
VERª. TEREZA MOREIRA - PP
Durante sessão ordinária desta terça-feira (16), a vereadora Tereza Moreira (PP) solicitou à Prefeita Municipal Dra. Clediane Areco Matzenbacher, com cópia para o Secretário Municipal de Saúde Ivanildo Ribeiro Quirino, para que os mesmos coloquem em andamento a Lei Ordinária nº. 2028/2021, a Lei de Plantão 24 horas das farmácias, tendo em vista esta ter sido sancionada no ano de 2021, onde o Secretário de Saúde já havia informado que após a reestruturação administrativa do município haveria um processo seletivo para a contratação de farmacêuticos a fim de suprir esta demanda.
“Esta indicação tem o intuito de reforçar a solicitação de implantação da Lei Ordinária n. 2028/2021 (Lei de Plantão 24hs das Farmácias e Drogarias do Município), pois muitas pessoas que vão ao Hospital Marechal Rondon após às 21hs seja para consultas, internação bem como qualquer outra necessidade, não tem onde comprar os medicamentos prescritos pelos médicos naquele momento para iniciarem de imediato o tratamento necessário, ficando obrigados a aguardarem até as farmácias locais abrirem no outro dia, restando muitas vezes prejudicado o início do tratamento receitado”, justificou
Tereza Moreira ainda solicitou à Prefeita Municipal Dra. Clediane Areco Matzenbacher, com cópias para os Secretários Municipais de Obras e Desenvolvimento Econômico, que seja colocado em seu cronograma os seguintes serviços: Patrolamento e Cascalhamento das estradas dos assentamentos Guardinha e Rio Miranda, desde a sua entrada, bem como também o alargamento e limpeza das laterais das mesmas, tendo em vista elas estarem muito sujas.
“O cascalhamento se faz muito necessário nas estradas acima mencionadas, tendo em vista que nas mesmas os problemas não serão sanados apenas com o patrolamento devido às frequentes chuvas que acabam sempre danificando as estradas fazendo, desta forma, com que se perca todo o serviço ali empenhado. O cascalho para o Assentamento Guardinha já foi doado pela senhora Dalva F. D. Melo, moradora do assentamento, pelo proprietário do Sítio Novo Horizonte, senhor Orlandino Trelha. Para o Cascalhamento do Assentamento Recanto do Rio Miranda as doações foram realizadas pela parte societária dos assentados de lá, bem como pelo proprietário da Fazenda Monjolinho e pelo senhor Durval Bertola”, justificou.
A parlamentar também apresentou Moção de Congratulações e Aplausos, dirigida à Escola Estadual Antônio Pinto Pereira, na pessoa da Diretora Maria Aparecida da Silva, e seu Adjunto, Alex Sandro Regmunt, pela lembrança e homenagem à esta Casa de Leis, contando a história da instituição da Câmara de Vereadores no município de Jardim, em 1955, e os primeiros legisladores, durante o desfile cívico-escolar, que comemorou os 77 anos de nossa Jardim, no último dia 13 de maio.
Criada em 1981, A Escola Professor Antônio Pinto Pereira, carinhosamente chamada de APP, trouxe para a Avenida Duque de Caxias, a história dos primeiros vereados eleitos na legislatura do município de Jardim, durante o mandato de 1955 a 1959. Naquela época, foram empossadas as seguintes autoridades: Oswaldo Fernandes Monteiro, Cirylo Carvalho Braga, Olmiro de Souza, Benedito Faria e Fausto Peixoto Freire Giraldes, no dia 31 de janeiro de 1955, nas dependências da Prefeitura Municipal.
É importante destacar que, foi eleito, nesta ocasião, o primeiro presidente da Câmara, o saudoso senhor Oswaldo Fernandes Monteiro. Durante a legislatura, relevantes projetos foram aprovados pela Câmara Municipal de Jardim, destacando-se o Projeto de Lei que determinou feriado municipal nos dias 14 de maio e 13 de junho, aprovado em 05 de maio de 1956; a aprovação do loteamento de uma área de 375 hectares da Fazenda Jardim, doada por Oswaldo Fernandes Monteiro, em 08 de junho de 1957; e a aprovação do pedido de anexação do distrito do Boqueirão a Jardim, em 17 de maio de 1958. Desde então, a Câmara Municipal de Jardim-MS tem cumprido suas finalidades constitucionais, atendendo aos interesses políticos do município, representando a população, respeitando a Lei Orgânica e a história municipal, honrando os nomes que iniciaram a caminhada dos vereadores municipais da cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul.
“A todos que fazem parte da Escola Estadual Professor Antônio Pinto Pereira, nossa gratidão e esta honrosa moção, com nossos aplausos pela homenagem à esta Casa de Leis Jardinense.
Queremos registrar aqui as nossas congratulações, aplausos e os nossos agradecimentos a esta Instituição de Ensino”, destacou.